A Conferência
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (1ª CONSOCIAL) tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Limites de Atuação


O encontro deverá ter como objeto a própria atividade governamental de promoção da transparência pública e de suporte ao controle social e suas especificidades.


A transparência pública remete à clareza do funcionamento das instituições públicas, seus resultados e respectivos meios utilizados para alcançá-los. O termo transparência está associado ao exercício do poder público de forma clara e compreensível aos cidadãos. Em todos os níveis de governo, o cidadão possui direito ao pleno conhecimento dos atos do Poder Público.

 

Conheça a Comissão Organizadora Municipal - COMU


A Prefeitura do Município de São Paulo, em atendimento ao  Decreto n° 52.710, publica a Portaria 11 /2012, com a composição da Comissão Organizadora Municipal da 1° Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social da cidade de São Paulo.
Conheça a COMU

 

O que é uma conferência


Uma conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito dos temas propostos.


Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são, dessa forma, grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, todas as políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.

Obrigado!


 

Agradecemos sua intenção em participar da 1ª Consocial do Município de SP, porém as inscrições foram encerradas no dia 16/02/2012.

Você pode participar virtualmente da conferência pelo Facebook e pelo Twitter.